Ônibus
O seu transporte urbano começou em 1865 como o veículo Tíburi, um veículo com duas rodas e dois acentos, sendo guiado por cavalos, hoje esse veículo parece com uma carroça moderninha e seu modelo mais clássico é encontrado em museus e eventos.
Para suprir as necessidades da cidade que estava se desenvolvendo em 1872 foi inaugurada a primeira linha de Bondes puxados por burros e para redesenhar a cidade a Companhia Carris de Ferro, trilhou a cidade do centro aos bairros mais afastados.
Em 2004 a gestão pública capital, revolucionou o sistema de transporte publico sobre rodas, implantando o sistema de bilhetagem, hoje utilizado nas principais capitais brasileiras, mas essa historia não é só motivo de orgulho, para chegar às condições de hoje, que não são 100% satisfatórias os passageiros de ônibus guardam um passado de muita luta e almejam um futuro de melhorias.
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Em 1900 foi inaugurado pela Tramway Light and Power Company Limited (antiga Light) a primeira linha de bondes elétricos.
Visando uma nova alternativa no transporte, em 1920 chegaram em São Paulo (importados da Europa) o auto-ônibus, estes que modernizados e adaptados à necessidade dos usuários, hoje ocupam 100% da frota de ônibus da cidade, mas voltemos a cronologia do transporte...
Os bondes comprados pela CMTC eram vermelhos?????? ….
A cor do meu batuque tem o toque tem o som da minha voz, vermelho vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão, os bondes eram vermelhos hei hei hei de vermelho vive…, na época os bondes receberam o apelido carinhoso de………………………… Camarão! rsrssrsr isso mesmo camarão
Em 1993 o transporte coletivo passa por inúmeros problemas de administração e falta de verba. Em uma medida de melhoria à detenção de administração do sistema de transporte sobre rodas passa a ser administrado por 47 empresas privadas. Em 1995 a então São Paulo Transporte S/A – SPTrans, fica responsável pela administração de todo o sistema de transporte sobre roda da cidade de São Paulo.
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ão Paulo é uma cidade em processo de desenvolvimento constante e para suprir as necessidades de seu tamanho foi identificada a necessidade de retirar de circulação os bondes e permanecer com o que parecia mais viável: os trolebus e ônibus. Os bondes com suas características e historias deram adeus às ruas de São Paulo em 1968, deixando para trás as recordações de uma cidade pequena.
É função da SPTrans administrar a separação dos oito consórcios que atendem à distribuição de linhas na cidade, estes são compostos por empresas e cooperativas de microônibus. Identificados por cores de acordo com a região que atende. São eles verde-claros, azul-escuros, amarelos, vermelhos, verde-escuros, azul-claro, vinho e laranja. Pouca gente percebe, mas a intenção era ajudar a distinguir as regiões.As reclamações não são apenas dos usuários, as empresas também tem as suas reclamações como falta de funcionários, mudança de gestão administrativa e principalmente falta de verba, mesmo com um orçamento estimado de 1,36 milhões para 2009! Segundo as promessas do nosso novo e velho antigo prefeito Gilberto Kassab, representará investimentos no bilhete único (sem o carrega na catraca da Marta) mais ônibus adaptados, corredores e terminais, etc.
Também é função da SPTrans a administração dos corredores de ônibus, terminais e obras voltadas à melhoria no transporte de passageiros.
A divisão hierárquica disso funciona assim, a prefeitura manda na Secretaria municipal dos Transportes – SMT, que manda na SPTrans e na Companhia de Engenharia de Trafego – CET, que organiza o trânsito e da uma mãozinha para a SPTrans, e mesmo assim não funciona da melhor forma!
Quer saber mais sobre buzão? vá até nossa página principal e leia as histórias daqueles que utlizam o sistema.
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